GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
gestão ambiental, sistema de gestão ambiental, indicadores ambientais, sustentabilidadeResumo
Em uma economia sustentável, procura-se conciliar rentabilidade econômica, bem-estar social e cuidado do meio ambiente. A nível global, tem-se promovida a necessidade de proteger o meio ambiente, o que motivou o aumento das demandas dos diferentes grupos de interesse que trouxeram uma evolução da gestão ambiental nas organizações, passando de uma abordagem antropocêntrica para uma orientação para a sustentabilidade. Este artigo apresenta uma revisão da literatura hispânica sobre a evolução do vínculo entre o cuidado com o meio ambiente e as organizações. A ênfase é colocada nos Sistemas de Gestão Ambiental e no papel da Contabilidade Gerencial como marco que permite tanto avaliar o desempenho da organização em relação ao meio ambiente, quanto desenvolver indicadores para relatórios externos. A evolução da gestão ambiental é sintetizada graficamente e mostra-se o seu vínculo disciplinar com a Contabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la licencia Atribución-No Comercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) una vez publicado su trabajo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).