A DESCONSTRUÇÃO DO CANVAS NA TRANSIÇÃO PARA O OCEANO AZUL
Palavras-chave:
desconstrução, CANVAS, Oceano Azul, modelo de negóciosResumo
A utilização do Modelo CANVAS para a configuração e análise do modelo de negócio é extremamente útil e continuamente aplicável tanto na área empresarial como na académia. Em qualquer caso, seu uso não pode ser apenas uma fotografia estática de uma situação, não importa o quão gráfico e claro seja. As decisões de negócios exigem que as ferramentas sejam dinâmicas o suficiente, para acompanhar as necessidades dos tomadores de decisão. Por este motivo, foi desenvolvido o conceito de desconstrução do modelo de negócio, com o objetivo de apresentar uma metodologia que permita ao decisor avaliar e analisar as mudanças que o ambiente competitivo exige do modelo de negócio, na continuidade da operação e evitando alterá-lo no curto prazo. Julio Marchione 11 Revista del Instituto Internacional de Costos 18, 9-28. Neste artigo, com base no novo livro de Chan Kim e Renee Mauborgne intitulado “A Transição do Oceano Azul”, será apresentada a metodologia de desconstrução CANVAS, para abordar cada uma das etapas propostas pelos autores, com o objetivo de instalar o modelo de negócio num novo ambiente competitivo, o que supõe a liderança dos pioneiros, a partir de um ambiente com novas condições estratégicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la licencia Atribución-No Comercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) una vez publicado su trabajo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).