QUALIDADE DA AUDITORIA E CUSTO DA DÍVIDA: MEDIAÇÃO DE INFORMAÇÃO FINANCEIRA
Palavras-chave:
qualidade da auditoria, competência, independência, relatórios financeiros, custo da dívidaResumo
O papel essencial da auditoria é reduzir em grande medida a assimetria de informação entre gestores e accionistas ou terceiros contratantes, mas os recentes escândalos financeiros mostraram a inadequação das abordagens tradicionais. A dificuldade em manter-se independente decorre da posição específica do auditor. Os acionistas ou gerentes podem exercer pressão sobre os auditores para evitar certos fatos descobertos e aceitar uma certificação sem qualificação, embora alguns tratamentos contábeis permaneçam controversos. A impossibilidade das abordagens tradicionais levou-nos a utilizar outros indicadores neste trabalho, que visa testar o efeito mediador da qualidade da informação financeira na relação entre a qualidade da auditoria e o custo da dívida. Com uma amostra de 205 e utilizando o método de equações estruturais, os resultados nos mostram que a qualidade da informação financeira desempenha uma mediação parcial com efeito mediador e indicadores como a reputação da empresa de auditoria, as características organizacionais da empresa de auditoria. As características específicas da equipe de auditoria melhoram a qualidade da informação financeira, embora a qualidade da informação financeira certificada por uma empresa idônea não reduza o custo da dívida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la licencia Atribución-No Comercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) una vez publicado su trabajo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).