RENTABILIDADE E PONTO DE RUPTURA EM EMPRESAS COMERCIAIS URUGUAIAS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
Palavras-chave:
ponto de equilíbrio, custos, eficácia de custo, margem de segurançaResumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar a rentabilidade das empresas uruguaias a partir da sua relação com os custos, o ponto de equilíbrio e o setor comercial específico, como forma de compreender a dinâmica econômica do comércio. A estratégia metodológica consiste na análise das estatísticas descritivas de uma série de indicadores relativos à rentabilidade e custos, a partir de dados de uma base de dados composta por 33.826 demonstrações financeiras de empresas comerciais uruguaias. Uma das constatações mais importantes é que essas empresas trabalham com uma margem de segurança reduzida em relação ao seu ponto de equilíbrio, que se aproxima de uma média de 24%, colocando-as em situação de vulnerabilidade a possíveis quedas de atividade. As empresas comerciais uruguaias operam com uma rentabilidade média positiva e estável de 17% com base no seu ROA, que chega a 21% nas empresas com resultados positivos. Nas empresas com perdas, há um crescimento do peso dos custos fixos nas vendas, mas mantém-se a contribuição marginal percentual, o que indicaria uma queda nas vendas, sem queda nos preços e sem reacção em função da queda dos custos de estrutura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la licencia Atribución-No Comercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) una vez publicado su trabajo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).