A QUALIDADE DO LEITE: PROPOSTA DE MODELAGEM DE SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DAS FAZENDAS LEITEIRAS DA CONTA DO MAR E DAS SERRAS
Palavras-chave:
tambores, qualidade, custos, receitas, desempenho, simuladorResumo
A apresentação decorre do Projeto de Pesquisa Orientada constituído por profissionais do Laboratório de Qualidade do Leite (“LABCALE”) da Faculdade de Ciências Veterinárias e do Departamento de Custos da Faculdade de Ciências Econômicas, ambos da Universidade Nacional do Centro da Prov.de Buenos Aires (UNCPBA).
Tem como objetivo identificar as variáveis relevantes que geram uma melhoria na qualidade do leite, com impacto na determinação do preço fixado aos produtores, necessária para a construção de um modelo que relacione indicadores de custos, produtividade e preço.
O “LABCALE” trabalhou em amostras de leite coletadas em fazendas leiteiras na “Cuenca do Mar e Serras”, realizando uma análise de variáveis relevantes, a partir das quais foi desenvolvido um modelo para simular os ajustes mensais feitos pelos laticínios às fazendas leiteiras e representar a sensibilidade que possui o preço diante da variação nos parâmetros de qualidade composicional e / ou higiene sanitária do leite produzido, constituindo-se em uma ferramenta para sensibilizar os produtores sobre a importância de iniciar programas de qualidade, visualizando contribuições que seus resultados geram na renda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:
- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la licencia Atribución-No Comercial 4.0 Internacional CC BY-NC 4.0.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) una vez publicado su trabajo, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).