A QUALIDADE DO LEITE: PROPOSTA DE MODELAGEM DE SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DAS FAZENDAS LEITEIRAS DA CONTA DO MAR E DAS SERRAS

Autores

  • MIGUEL LISSARRAGUE
  • FERNANDO ROSSI
  • CLAUDIO BISET
  • JULIETA BRUSCHI
  • PAULA MARTÍNEZ
  • GABRIELA MONTERO
  • DANIELA AGÜERIA
  • DIEGO CIVIT

Palavras-chave:

tambores, qualidade, custos, receitas, desempenho, simulador

Resumo

A apresentação decorre do Projeto de Pesquisa Orientada constituído por profissionais do Laboratório de Qualidade do Leite (“LABCALE”) da Faculda­de de Ciências Veterinárias e do Departamento de Custos da Faculdade de Ciências Econômicas, ambos da Universidade Nacional do Centro da Prov.de Buenos Aires (UNCPBA).

Tem como objetivo identificar as variáveis relevantes que geram uma me­lhoria na qualidade do leite, com impacto na determinação do preço fixado aos produtores, necessária para a construção de um modelo que relacione indicadores de custos, produtividade e preço.

O “LABCALE” trabalhou em amostras de leite coletadas em fazendas leiteiras na “Cuenca do Mar e Serras”, realizando uma análise de variáveis relevantes, a partir das quais foi desenvolvido um modelo para simular os ajustes men­sais feitos pelos laticínios às fazendas leiteiras e representar a sensibilidade que possui o preço diante da variação nos parâmetros de qualidade compo­sicional e / ou higiene sanitária do leite produzido, constituindo-se em uma ferramenta para sensibilizar os produtores sobre a importância de iniciar programas de qualidade, visualizando contribuições que seus resultados ge­ram na renda.

Publicado

2021-12-08

Como Citar

LISSARRAGUE, M., ROSSI, F., BISET, C., BRUSCHI, J., MARTÍNEZ, P., MONTERO, G., AGÜERIA, D., & CIVIT, D. (2021). A QUALIDADE DO LEITE: PROPOSTA DE MODELAGEM DE SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DAS FAZENDAS LEITEIRAS DA CONTA DO MAR E DAS SERRAS. Revista Del Instituto Internacional De Costos, (19), 91–115. Obtido de https://intercostos.org/ojs/index.php/riic/article/view/51

Edição

Secção

ARTÍCULOS DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA Y REVISIÓN DEL ESTADO DEL ARTE