O IIC colabora com as associações e universidades que o compõem, promovendo pesquisa, ensino e aplicação profissional de custos, buscando financiamento internacional para projetos e atividades relacionados aos objetivos do Instituto, entendidos no sentido mais amplo da formulação, implementação e controle do processo estratégico da empresa. Também trata da promoção e organização de planos internacionais de educação continuada, garantindo a qualidade do ensino de custos e os diplomas em Contabilidade de Gestão, bem como a análise da adequação metodológica de seu software correspondente.

Desde 1987, coordena e promove reuniões, seminários e congressos internacionais sobre custos e gestão econômico-financeira de empresas e órgãos públicos.

Para atender ao objetivo de divulgação de investigações de custos, atualmente, apresenta três áreas de ação:

  • Publicação eletrônica dos trabalhos apresentados nos congressos.
  • Revista eletrônica (Revista IIC), iniciada em 2007, a cada seis meses e de disponibilidade absoluta para os membros.
  • Documentos da IIc, elaborados por Grupos de Obras que compõem as Comissões, por áreas ou especialidades, criadas para esse fim na Instituição. Estes são estudos de caso sobre questões atuais relacionadas a custos ou assuntos relacionados. Eles são incorporados na Web uma vez apresentados no Congresso correspondente.

Do mesmo modo, como outra forma de promoção de nossa pesquisa, a promoção de "Redes de Pesquisa" foi iniciada em diversas áreas relacionadas à gestão econômico-financeira de empresas e órgãos públicos, em geral, e especialmente em custos, como Universidades, Administração Local-Municípios e Empresas de Transporte Urbano Coletivo. A extensão do mesmo será a proposta de um conjunto mínimo de pesquisadores ou profissionais.

Finalmente, organiza e mantém outros fóruns e reuniões, apoiando ou acompanhando as reuniões realizadas por seus associados, colaboradores e outras instituições públicas ou privadas, cujos acordos de colaboração são mantidos especialmente dedicados aos custos no meio ambiente, nos serviços do Setor Público, outros do setor privado, avaliação de intangíveis, efeitos da globalização e custos alternativos de financiamento, etc.